8 alimentos que te ajudarão a ser mais produtivo

Todas as pessoas precisam de mais energia e vitalidade para cumprir suas obrigações diárias. Seja para pegar no pesado, para estudar, para realizar atividades de escritório ou para enfrentar uma sala de aula, o ser humano precisa estar preparado fisicamente e psicologicamente para produzir mais.

Todos nós nos sentimos mais realizados quando conseguimos ser mais produtivos e, no post de hoje, mostraremos como a natureza nos dá a chave do sucesso para combater o cansaço e a indisposição, por meio dos alimentos.

Como ser mais produtivo com o uso de certos alimentos? Confira ao menos oito dicas alimentares que vão contribuir para te deixar energizado!

Quinoa

Durante muito tempo sem gozar de popularidade, atualmente a quinoa é um alimento muito procurado em supermercados e lojas especializadas, além de ser muito recomendado por nutricionistas. A quinoa é fonte de vitaminas B1, B2, B3 e B6. Essas vitaminas contribuem para aumentar o desempenho do cérebro e revitalizam o organismo, atuando na transformação da glicose em energia.

Aveia

Como a quinoa, a aveia também é rica em vitaminas do complexo B. Dessa forma, participando do processo de transformação da glicose em energia, contribui para equilibrar as taxas de açúcar no organismo. A aveia contém carboidratos de baixo índice glicêmico, ou seja, fornecem energia sem liberar insulina em excesso.

Banana

Fruta muito popular no Brasil, a banana é rica em um aminoácido chamado triptofano (precursor da serotonina). A serotonina é uma substância associada a várias funções benéficas, como: regular o humor e o sono e combater problemas emocionais. Ela ainda é rica em magnésio e potássio. O magnésio tem inúmeros benefícios, como:

  • Regular os batimentos cardíacos;
  • Controlar a pressão arterial;
  • Regular os níveis de açúcar no sangue;
  • Proporcionar saúde óssea;
  • Regular a produção de melatonina (hormônio do sono);
  • Contribui para o aumento da massa muscular.

O potássio ajuda a evitar cãibras, fraqueza muscular, apatia mental, fadiga.

Uma boa receita é amassar banana em um prato e adicionar granola, pasta de amendoim, amêndoas ou mel.

Ovo

Alimento rico em vitamina B12 (ajuda na produção de neurotransmissores), proteínas, colina e outras vitaminas, ajuda no ganho de massa muscular, no fortalecimento do sistema imunológico, aprimora a memória e o sono, além de aumentar a disposição. Mas não abuse da quantidade diária, pois ele pode ser prejudicial ao organismo quando ingerido em excesso.

Açaí

Fruta tropical, típica do Brasil, é rica em carboidratos, sendo uma excelente fonte de energia. É rica também em gorduras insaturadas, que ajudam a controlar a pressão arterial e os níveis de colesterol. Possui também vitaminas B1 e B12, e vitamina C (combate a fadiga, os sintomas dos resfriados, o envelhecimento, reduz o risco de derrames e problemas da visão).

Mel

É um importante energético, aliado no combate ao cansaço e estresse. Possui 2 tipos de carboidrato (glicose e frutose), vitamina C e vitaminas do complexo B, cálcio, magnésio, potássio, fósforo, enxofre. Tem importante papel na desintoxicação do organismo. Você pode começar a substituir o açúcar pelo mel, para adoçar sucos e alimentos.

Maca peruana

Planta que fornece energia ao organismo, combatendo a fadiga e o cansaço. Possui vitaminas do complexo B, cálcio, ferro, fósforo, zinco, magnésio, selênio, vitaminas C e E (ação antioxidante, ou seja, antienvelhecimento). Combate, também, anemia, perda de memória, descalcificação e osteoporose, desnutrição e tuberculose. Além disso, a maca peruana é utilizada como estimulante sexual para homens e mulheres, sendo considerada o “viagra natural”.

Suplementos alimentares

É importante consumir os suplementos alimentares já prontos, vendidos em cápsulas ou comprimidos. Eles ajudam a suprir as deficiências de certas substâncias no organismo, que não são compensadas somente através da dieta, ou que estão em falta exatamente por causa de uma alimentação precária (resultado de uma vida agitada, cheia de compromissos). Entre esses suplementos, estão: proteínas, Ômega 3, termogênicos, antioxidantes, nutricosméticos, polivitamínicos e poliminerais e muitos outros.

Já consome esses alimentos que dão energia com regularidade? Faz uso de suplementos vitamínicos para manter a forma e conseguir disposição? Ajude seus amigos a adotarem uma alimentação saudável também e compartilhe essas dicas em suas redes sociais!