7 dicas para você acelerar seu metabolismo!

O metabolismo é o nome que damos a todas as nossas reações químicas que permitem que o organismo humano funcione em perfeita sincronia para garantir a manutenção da vida. Estas reações, para que aconteçam de maneira correta e segura, precisam de um grande aporte de energia, que funciona como combustível para que elas sejam realizadas. Esta energia vem das calorias dos alimentos e, por este motivo, quando falamos em aumento de metabolismo logo pensamos em maior capacidade de queimá-las. Existem estratégias simples para acelerar o metabolismo de maneira eficiente e sem afetar a qualidade da sua saúde. Por isto, no texto de hoje, preparamos sete dicas essenciais para você conseguir aumentar seu metabolismo e sua queima de calorias.

Aumente a prática de atividades físicas

Realizar atividades físicas é uma maneira prática e fácil de aumentar o metabolismo corporal. Como a movimentação intensa do nosso corpo demanda que mais reações metabólicas sejam realizadas, o aumento da queima de calorias é uma consequência desta ação. A aceleração do metabolismo nas atividades físicas é momentânea, por isto é necessário que ela se torne parte da rotina do indivíduo, para que seus benefícios sejam usufruídos diariamente.

Consuma alimentos termogênicos

Alguns alimentos têm a capacidade de influenciar no aumento das reações metabólicas corporais, graças à presença de alguns nutrientes específicos em sua composição. Estes alimentos são chamados de termogênicos, pois a aceleração do metabolismo também é relacionada com o aumento da produção de calor. A pimenta, o gergelim, o café, o guaraná e a canela são exemplos de alimentos e temperos naturais que podem influenciar nas reações metabólicas.

Não salte refeições

A falta de substrato energético é uma das piores situações para as reações metabólicas. Quando saltamos uma refeição deixamos o organismo sofrer com a falta momentânea de calorias, que são o combustível para a produção da energia que será utilizada pelo nosso metabolismo. Por isto, saltar refeições é prejudicial para quem quer acelerá-lo. A melhor solução é comer de 3 em 3 horas, evitando que o organismo tenha que passar por algum período de privação energética.

Valorize comer pequenas porções de refeições ao longo do dia

Ingerir pequenas quantidades de refeição também é uma maneira de acelerar o metabolismo, já que desta maneira você garante que essas calorias sejam todas utilizadas em prol das reações metabólicas, deixando pouca ou quase nenhuma para formar reservas adiposas no organismo.

Durma bem

Um organismo bem descansado é um organismo mais eficiente no dia seguinte. Este é o lema que justifica a necessidade de se dormir bem para garantir um metabolismo acelerado todos os dias. Quando o corpo tem tempo para recarregar suas energias e seus estoques de nutrientes, é bastante provável que ele esteja mais disposto a realizar reações metabólicas mais eficientes, justamente por estar descansado. Por isto, dormir bem é um dos maiores segredos para quem quer acelerar o metabolismo.

Pare de fumar

O cigarro é um dos maiores produtores de radicais livres da nossa rotina diária. Os radicais livres são compostos químicos que podem lesionar células do nosso organismo e influenciar negativamente em várias das nossas reações metabólicas. Por isto, parar de fumar pode ser uma boa maneira de influenciar positivamente no aumento do metabolismo, já que esta atitude vai reduzir a ação dos radicais livres no funcionamento correto do organismo.

Beba bastante água

Toda reação química precisa de água para ocorrer corretamente. Esta regra também serve para as nossas reações metabólicas. Por isto, é preciso garantir a ingestão correta desta bebida, pois, sem água, é bastante provável que o corpo sofra consequências da queda do metabolismo.

Quais destas dicas já fazem parte da sua rotina diária? Você já percebeu uma melhora na disposição após realizar estas tentativas de acelerar o metabolismo? Não se esqueça de deixar seus comentários e suas opiniões sobre este assunto!