7 dicas para evitar problemas no joelho durante a atividade física

Praticar esportes é um hábito saudável e recomendado por todos os médicos, mas é preciso estar atento durante as atividades físicas, pois a má postura e a execução de qualquer exercício de forma errada podem causar lesões graves no corpo.

Hoje vamos falar sobre o joelho, a maior articulação do corpo humano, e te dar 7 dicas para evitar problemas durante as atividades físicas! Continue lendo e comece agora mesmo a cuidar do seu!

1. Faça os exercícios físicos de forma correta

Grande parte dos problemas nos joelhos se dá em função da prática errada dos exercícios. O ideal é ter sempre um profissional acompanhando as atividades para orientar a postura corporal adequada. Coluna reta, cabeça e pescoço alinhados e pés posicionados da maneira certa são algumas dicas que merecem atenção redobrada na hora de praticar algum exercício.

2. Alongue a musculatura sempre

A musculatura deve ser alongada com frequência. O ideal é que o alongamento seja feito antes e depois da prática esportiva. Além disso, o aquecimento é muito importante nessa hora. Quando o corpo não é preparado para receber impactos, levantamento de pesos e movimentos repetidos, reage com inflamação e dores musculares. Por isso, lembre-se sempre de fazer um bom aquecimento antes de encarar algum exercício!

3. Utilize vestimentas adequadas

A roupa é um item importantíssimo na hora de praticar esportes. Para evitar as dores nos joelhos, utilize um tênis próprio para exercícios físicos, que possua absorção de impacto e seja confortável. Vale lembrar que, assim que o tênis mostrar sinais de desgastes, é sinal de que está na hora de substituí-lo por outro novo.

4. Não exagere nos exercícios

Exercícios que fortalecem a musculatura da perna são indicados também para evitar dores no joelho. A musculação é ideal para estes casos, mas, nada de exagerar! Os exercícios devem ser feitos de forma moderada e sempre com um profissional orientando passo a passo.

5. Tenha cuidado com o sobrepeso

Uma das maiores causas de lesão no joelho é o sobrepeso. Por isso, antes de fazer qualquer atividade que exija um determinado desgaste, leve em consideração sua idade, porte físico e alimente-se sempre de maneira saudável para que seu peso corporal seja regularizado e as atividades não lesionem seu joelho.

6. Faça uso de tensor no joelho

Colocar uma faixa elástica no joelho durante o dia e atividades físicas reduz a dor, pois o tensor proporciona a sensação de aperto e conforto no local. Praticar corridas ou longas caminhadas com o tensor adequado também diminui a dor no joelho.

7. Coma alimentos anti-inflamatórios

Alguns alimentos possuem efeitos anti-inflamatórios e podem ajudar na recuperação da dor após uma corrida ou atividade que force o joelho. Alguns deles são: atum, alho, salmão, gengibre, alecrim, etc. O ideal é fazer uso desses alimentos diariamente para que os efeitos possam ser sentidos.

A prática de atividades físicas é uma das aliadas contra os problemas no joelho. Por isso, deve ser executada com muita atenção, responsabilidade e sempre com o acompanhamento de especialistas.

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