7 benefícios da corrida em grupo para quem precisa de motivação

A corrida está na moda e tem se tornado um dos esportes favoritos para quem busca emagrecer, tonificar ou ganhar mais saúde e disposição. Contudo, nem sempre é fácil encontrar motivação para calçar os tênis e sair correndo, não é mesmo?

Por isso, elaboramos esse post para te mostrar falar sobre os benefícios da corrida em grupo e como esse tipo de treino pode mudar a sua forma de encarar o esporte. Acompanhe!

A motivação é, sem dúvida, um dos principais benefícios da corrida em grupo, seja para quem está começando — que vê nos parceiros os objetivos a serem alcançados —, ou para quem já possui um bom nível e tenta superar os colegas no esporte.

No entanto, além desse estímulo, existem outros pontos importantes trazidos por essa prática, como:

Novas amizades

Muitas vezes, a corrida pode ser uma atividade solitária e que acaba afastando as pessoas que gostam de se socializar. Por isso, a corrida em grupo ajuda a criar mais entrosamento, tornando a atividade um momento de descontração e de diversão.

Melhor rendimento

Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, correr em grupo não faz com que você perca a concentração. Pessoas que correm em grupo percebem que a presença de outros é fundamental para que você consiga ir mais longe e com um tempo melhor.

Mais endorfina

De acordo com uma pesquisa da Universidade de Oxford, no Reino Unido, os níveis do hormônio do bem-estar aumentam quando praticamos alguma atividade em grupo, fazendo com que o esportista relaxe e aproveite mais o momento.

Maior cobrança para iniciantes

Se você quer mudar os seus hábitos, mas acha que não tem muita persistência, contar com um grupo lhe motivando (e até mesmo cobrando) pode ser mais fácil.

Compartilhamento de vitórias

Cada pequeno desafio superado é compartilhado com o grupo, que ajuda você a evoluir. Ver as metas sendo batidas é fundamental para nos sentirmos mais motivados.

Mais segurança

Muitas pessoas acabam se desmotivando com a corrida de rua devido à falta de segurança, principalmente aqueles esportistas que preferem correr durante a noite. Se esse é o seu caso, saiba que a corrida em grupo pode lhe ajudar a aumentar sua sensação de segurança, uma vez que você sempre estará acompanhado.

E todos os benefícios da corrida individual

Além dos benefícios citados acima, a corrida em grupo também traz todos os benefícios da corrida individual, ou seja, se torna uma atividade ainda mais completa, divertida e saudável. Entre os benefícios de qualquer tipo de corrida, podemos destacar:

  • Aumenta a sua capacidade física;
  • Ajuda a controlar os níveis de colesterol;
  • Melhora a sua circulação sanguínea;
  • Auxilia na absorção de cálcio, diminuindo os riscos de osteoporose;
  • Aumenta a força na musculatura dos membros inferiores (especialmente a panturrilha e o quadríceps);
  • Melhora a qualidade do sono;
  • Aumenta a sua concentração e a produtividade no trabalho.

Já deu para perceber que a corrida faz bem em qualquer modalidade, não é mesmo? Sozinho ou em grupo, é fundamental que você tenha um acompanhamento de um profissional e que realize alguns exames médicos antes de começar a praticar esse esporte. Além disso, não se esqueça dos cuidados básicos para se evitar lesões, como calçados adequados, roupas confortáveis e ir aos poucos adaptando o seu corpo ao novo ritmo.

Gostou de saber sobre os benefícios da corrida em grupo? Então, compartilhe em suas redes sociais, marque seus amigos e convide-os para correr com você!