7 alimentos ricos em Ômega 3

O ômega 3 é um ácido graxo (ou uma gordura) extremamente importante para a alimentação. Ele é chamado de ácido graxo essencial, por não ser sintetizado pelo organismo humano, devendo fazer parte da nossa alimentação diária. Uma de suas mais importantes funções, após sua ingestão, é o auxílio no controle dos níveis de colesterol e triglicérides sanguíneo, favorecendo especialmente a produção do colesterol bom (HDL). Ele ainda atua na formação de compostos para o combate a inflamações.

Mas em quais alimentos encontramos o ômega 3, se ele não é produzido por nosso corpo? A seguir, vamos mostrar sete boas fontes deste nutriente. Confira!

Peixes em geral

Os peixes são as melhores fontes de ômega 3, por causa do tipo de sua alimentação, formada por plânctons. As espécies que vivem em águas profundas (como salmão, atum e bacalhau) são as melhores opções para quem procura fontes ricas deste ácido graxo, mas isto não desclassifica os outros tipos de peixe que chegam no prato do brasileiro, que continuam sendo uma ótima alternativa para consumo de ômega 3.

Chia

Uma das características que tornou a Chia um dos superalimentos mais procurados nos mercados é a sua incrível concentração de ômega 3. Uma porção de 15g de Chia pode ter em média 4g deste ácido graxo. Esta semente é uma boa fonte alternativa de ômega 3 para indivíduos que não gostam, ou não tem a possibilidade de consumir peixe com frequência.

Nozes

As nozes são também chamadas de alimentos oleaginosos, por terem alto teor de gordura em sua composição. A vantagem do percentual de gordura alto é a concentração de ácidos graxos essenciais, como o ômega 3, se tornando, junto com a Chia, uma boa opção alternativa para quem não consome carne ou peixe.

Linhaça

A linhaça é conhecida por suas diversas características nutricionais importantes, sendo a maior delas a grande concentração de fibras alimentares em sua composição. Mas nem só de fibra vive o indivíduo que se alimenta de linhaça: esta sementinha também é boa fonte de ômega 3, por apresentar perfil oleaginoso como as nozes e a chia.

Óleos Vegetais

Cozinhar com óleo vegetal pode fazer muito bem para a nossa saúde. Os óleos de canola, soja, milho e girassol são as fontes mais importantes de ômega 3 do brasileiro, por nunca faltarem na nossa cozinha. Estes vegetais apresentam o ácido graxo em sua composição e tem sua quantidade concentrada quando transformados em óleos.

Espinafre e Brócolis

Os vegetais verde escuros são conhecidos por serem excelentes aliados para indivíduos que não consomem produtos animais. Suas concentrações de cálcio e ferro são suficientes para atingir as necessidades do organismo humano, se consumidas diariamente. Uma outra característica importante destes alimentos é a boa quantidade de ômega 3 em sua composição, se tornando uma ótima opção para quem precisa aumentar o consumo deste ácido graxo. O espinafre e o brócolis são os dois vegetais verde escuros que se destacam por suas concentrações de nutrientes importantes para a nossa alimentação.

Apesar do que a indústria alimentícia prega, ingerir ômega 3 é mais fácil do que parece. Além das fontes naturais, ainda encontramos nas prateleiras muitos alimentos enriquecidos com este ácido graxo, que também auxiliam nesse hábito. Uma excelente alternativa, caso você tenha particularidades para a ingestão de algum desses alimentos, é a suplementação. Esse nutriente é um dos mais oferecidos hoje em dia, em formatos de comprimidos, cápsulas e até mesmo em pó. O que você está esperando para aumentar sua ingestão de ômega 3?

Sua lista de alimentos possui algum dos itens que falamos acima, para enriquecer o consumo de ômega 3 da sua dieta? Conhece outras formas, que não foram tratadas aqui, de ingerir esse nutriente super importante? Compartilhe suas dicas nos comentários abaixo!