6 vitaminas essenciais para seu bem-estar mental

Ouvimos muitos falar que vitaminas são importantes e que devemos ingeri-las nas quantidades adequadas caso queiramos uma boa saúde. Muitos alimentos entram em moda por conterem algum desses nutrientes em grandes quantidades. Mas as vitaminas realmente são necessárias como tanto se divulga?

Elas são, de fato, essenciais em diversos processos físicos e químicos do metabolismo dos seres humanos e sem as vitaminas seria impossível ter um organismo sadio. Algumas delas são especialmente importantes para nossa saúde mental e somente com a ingestão adequada poderemos conseguir ter nosso cérebro funcionando da melhor maneira possível. Vamos listar aqui algumas daquelas que você não pode abrir mão para atingir o seu melhor. Confira:

Vitamina B1 (Tiamina)

É essencial para os sistemas nervoso e circulatório. Sua ingestão enriquece a função cerebral, combate a depressão e o cansaço. Pessoas que não ingerem doses adequadas ficam com inapetência, baixa aceitação da dieta, confusão mental e fraqueza muscular. Você a encontra em: alface, espinafre, berinjela, grãos, feijões, nozes, peixes, carne vermelha, frango, etc.

Vitamina B2 (Riboflavina)

É importante na fabricação de um importante hormônio neurotransmissor: a adrenalina. Ele participa de várias ações dentro e fora do sistema nervoso central, sendo indispensável na manutenção da vida. É encontrada em: vegetais, grãos, leite, carne, etc.

Vitamina B6 (Piridoxina)

Essencial para o sistema nervoso central, pelo seu papel no metabolismo de diversos aminoácidos utilizados pelo cérebro para produção de neurotransmissores indispensáveis para o seu funcionamento.

Sua ingestão correta ajuda a diminuir o estresse e para aumentar a sua ação podemos associá-la ao magnésio. É achada no: feijão, couve flor, carne vermelha, frango, peixes, etc.

Vitamina E

É um dos mais poderosos antioxidantes. Os radicais livres, que são naturalmente produzidos pelo metabolismo, acabam danificando diversos órgãos e tecidos, levando a problemas como envelhecimento precoce, câncer e problemas cardíacos. A vitamina E previne o aparecimento desses desequilíbrios, deixando sua saúde melhor como um todo. Você encontra em amêndoas, nozes, gérmen de trigo, etc.

Vitamina C

Ela é indispensável na integridade dos capilares, que são os minúsculos vasinhos que fazem a conexão final do sistema circulatório com os tecidos. Participa da produção dos glóbulos vermelhos e facilita da absorção do ferro, desenvolvimento de dentes e ossos. Assim como a vitamina E, é um poderoso antioxidante, combatendo os radicais livres e seus efeitos nocivos. Você pode achar em acerola, kiwi, tangerina, limão, laranja, etc.

Vitamina K

É indispensável na coagulação do sangue. Sua ingestão inadequada pode causar hemorragias e acidentes vasculares, colocando a vida em risco. É achada em: brócolis, couve, salsa, vegetais folhosos em geral, etc.

Inclua as vitaminas no seu plano alimentar!

Não perca mais tempo: comece a ingeri-las assim que possível. Se você tem dificuldades para comprar suas refeições ou preparar seu cardápio, uma opção interessante é a suplementação. Mais rápida e prática, essa é a maneira que muitas pessoas estão utilizando para colocar mais saúde em sua vida. Seja uma delas, dê ao seu cérebro todas as ferramentas para que você atinja o seu máximo.

Impressionou-se com as vantagens da ingestão adequada das vitaminas? Já possuía o hábito de incorporar elementos ricos em vitaminas em sua dieta? Compartilhe nos comentário abaixo, e não se esqueça de assinar nossa newsletter!