6 dicas para ganhar massa muscular de forma saudável

Durante muito tempo, pensou-se que, para ter um corpo definido, com músculos saltando, era preciso colocar em xeque a saúde, com exercícios exagerados, uso de anabolizantes e uma alimentação nada saudável. As informações avançaram e, hoje, é possível conseguir um resultado excelente, de forma saudável.

Quer saber como conseguir o shape dos seus sonhos e ganhar massa muscular de forma saudável? Confira essas 6 dicas imperdíveis:

1. Respeite os limites do seu corpo

Nunca ultrapasse os limites do seu corpo em prol de ganhar massa muscular. Seja com a musculação em si ou com outras práticas visando à hipertrofia, há um sério risco de lesões, caso você não entenda as mensagens que seu corpo manda quando está ultrapassando esse limite — e, muitas vezes, os danos podem ser permanentes.

Ao buscar um bom resultado em curto prazo, muitas pessoas acham que uma dorzinha aqui e outra ali é bom. Mas é preciso saber diferenciar a dor de esforço muscular com a de uma lesão. Se você machucar o joelho seriamente, por exemplo, terá que passar um bom tempo (às vezes até permanentemente) sem fazer uma série de exercícios fundamentais para o ganho de massa muscular. Por isso, é melhor ir no ritmo do seu corpo e garantir resultados permanentes, do que gerar um efeito ioiô ao ter que parar, devido a contusões e lesões diversas vezes.

2. Alimente-se corretamente

Ganhar massa muscular, normalmente, segue a seguinte métrica: 70% do resultado é alimentação e 30% é sobre exercícios físicos. Então, não adianta você puxar ferro ferozmente e não cuidar da alimentação. É preciso manter o controle dos macronutrientes consumidos para que os resultados sejam, de fato, efetivos e, também, para evitar aumento de massa de gordura, o que poderia atrapalhar seriamente os seus resultados.

3. Aumente o consumo de proteínas

Músculos dependem de proteínas para se recomporem de forma saudável após os exercícios físicos. Se você visa como objetivo ganhar massa magra, é preciso aumentar o consumo de proteínas na sua dieta, seja através de alimentos ricos nesse nutriente ou através de suplementos.

Com uma dieta pobre em proteínas, dificilmente você conseguirá bons resultados, tanto a curto quanto a longo prazo. Assim, invista nesse macronutriente em sua dieta.

4. Durma bem para ganhar massa muscular

Dormir bem é essencial para quem visa ganhar massa muscular. Para quem não sabe, é no descanso que seus músculos se regeneram depois das microfissuras causadas pela musculação ou outras atividades, aumentando e se tornando mais forte.

Quando você não dorme bem, essa recuperação não é bem sucedida, o que faz com que os ganhos de massa sejam menores, além de aumentar os níveis de cortisol (hormônio do estresse) no sangue, que também ajudam a impedir a hipertrofia.

O recomendado são 8 horas de sono diárias, mas cada organismo possui um tempo ideal de recuperação. É importante que você saiba identificar isso para saber o seu tempo adequado de descanso.

5. Tenha disciplina

Um erro constante de quem quer ganhar massa magra mas não consegue de forma eficiente é não ter disciplina. Muitos fazem as atividades uma ou duas vezes na semana, de forma irregular, faltam por um determinado período, cortam exercícios da ficha regular, não trocam a ficha constantemente, pulam a parte aeróbica, entre outras práticas não recomendáveis.

Disciplina é fundamental para quem faz treinos de hipertrofia. Isso porque os exercícios combinados, na periodicidade certa, é que promovem um bom resultado. Caso isso não seja cumprido, a tendência são efeitos sanfona ou então resultados fracos.

6. Exercite-se corretamente

É preciso que você faça os exercícios certos para seu objetivo e, também, com a execução correta. Não adianta colocar 100kg no supino e não descer 5 centímetros com a barra. Também não adianta fazer o exercício correndo, sem a cadência correta.

Influencia aqui, também, a postura. Muitos exercícios dependem da posição correta para atingir o agrupamento muscular certo e evitar lesões posteriores. Uma mudança na postura pode deixar determinado músculo inativo e, assim, o treino dele poderá estar comprometido. Esses e outros erros na musculação podem acabar atrasando ou até mesmo evitando o seu objetivo final.

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