5 mudanças fáceis na alimentação que vão melhorar muito sua saúde

Mudar os hábitos alimentares nem sempre é uma tarefa fácil. Em nome da saúde, cada vez mais pessoas estão em busca de uma alimentação equilibrada. Porém, para garantir que a mudança permaneça para sempre, é preciso ter paciência e foco para conquistar os objetivos. Para isso, introduzir pequenas mudanças na rotina pode ser o começo para a mudança total dos hábitos alimentares.

Abaixo, listamos algumas mudanças na alimentação que você pode fazer no seu dia a dia sem muito esforço e que trazem um ótimo resultado para a saúde em pouco tempo. Continue acompanhando!

Não pule o café da manhã

O café da manhã é a refeição mais importante do dia. Depois de mais de 8 horas sem comer, seu corpo precisa ingerir alimentos saudáveis e pular essa refeição pode resultar naquela vontade durante o dia de ingerir açúcares e comida industrializada. Cultive o hábito de acordar mais cedo, comer uma fruta e preparar um café reforçado para enfrentar o dia com muito mais disposição e saúde.

Troque os lanchinhos da tarde por alimentos saudáveis

Essa é uma das trocas que fazem toda a diferença no cotidiano. Experimente trocar aquele pãozinho francês de toda tarde por um pote de iogurte desnatado ou 5 castanhas, por exemplo. No trabalho, entre o café da manhã e o almoço, experimente comer uma fruta em vez de bolachas ou industrializados.

Diminua o açúcar no cafezinho

O açúcar é um dos grandes vilões de uma vida saudável. Responsável pelo aumento de peso e por doenças como a diabetes, o alimento deve ser consumido na menor quantidade possível. Sabemos que os alimentos que consumimos diariamente já possuem altas doses de açúcar, portanto, a dica é tentar não consumi-lo no café e nos sucos.

Acostume-se a pedir as bebidas sem açúcar; em pouco tempo seu paladar irá se acostumar com os novos sabores. Você também pode optar por opções mais saudáveis, como açúcar de coco, orgânico ou mascavo.

Beba mais água

Conte quantos copos de água você toma em um dia normal. A recomendação de nutricionistas é o consumo de 2 litros de água por dia, em média. Se você não é daqueles que toma água frequentemente e só se lembra quando sente sede, a dica é deixar uma garrafinha em cima da mesa do escritório: assim fica muito mais fácil de ingerir o líquido.

Cozinhe mais

Troque aquela comida congelada do jantar por uma tapioca feita por você, ou por um belo omelete com queijo branco e salada. Os alimentos industrializados tem excesso de conservantes e de sódio, que podem contribuir para o aumento do peso e para o aparecimento de inúmeras doenças.

Ao cozinhar, você tem alimentos frescos e preparados com higiene e da maneira que você gosta. Comece com receitas práticas e fáceis e vá criando novos desafios na cozinha. A cada nova receita, além da sensação de superação, você ainda tem a certeza de estar consumindo alimentos muito mais saudáveis.

As mudanças na alimentação devem ocorrer lentamente e pequenas trocas e mudanças de hábitos são de extrema importância para que o corpo se adapte à sua nova alimentação. Consumir alimentos saudáveis só traz benefícios ao corpo e à mente e uma reeducação alimentar é sempre bem vinda, seja o seu objetivo perder ou manter o peso.

E então, pronto para começar? Agora que você já conhece as mudanças que pode fazer em sua alimentação para melhorar a saúde, aproveite para conhecer 8 alimentos que te ajudarão a ser mais produtivo!