5 erros de quem já treina a muito tempo

Frequentar a academia é um hábito que se tornou muito comum nos dias de hoje, sendo que, para algumas pessoas, o ambiente é considerado o terceiro lugar entre a casa e o trabalho. Os assuntos relacionados à musculação são tão corriqueiros em uma roda entre amigos quanto os comentários a respeito de futebol.

Por esse motivo, todo mundo se sente um pouco especialista sobre o assunto e acaba dando opiniões equivocados sobre o tema. Se você é educador físico ou um praticante bem informado, já deve ter notado alguns erros de treinos entre as pessoas que praticam musculação.

Agora, se você nunca notou isso, pode ser que você também esteja cometendo esses erros. E pensando em aperfeiçoar ainda mais o seu treino, elaboramos uma lista com 5 erros comuns para que você passe longe deles e continue seguindo em direção aos bons resultados. Acompanhe!

Fazer excessivas séries e repetições

Existem pessoas que acreditam que para ganhar massa muscular é necessário elaborar um treino com várias séries de exercícios e inúmeras repetições. Você até pode conseguir algum resultado com isso, mas o fato é que é muito mais provável que com esse comportamento, você cause um esgotamento físico e deixe de ganhar massa muscular.

Durante o treinamento, o organismo libera hormônios que estimulam o crescimento do músculo, no entanto, se o estímulo for muito grande e por um demasiado tempo, produzirá outras substâncias com efeitos contrários, dificultarão a ação de hipertrofia.

“No pain, no gain”

Esse é um termo muito utilizado entre os frequentadores de academia que acreditam que não há recompensa sem dor. E baseando-se nisso, alguns acabam treinando exaustivamente até o músculo doer, pois esse seria o sinal de que o treino está dando resultados. No entanto, esse conceito é um pouco controverso, pois o que faz o músculo doer é o ácido láctico liberado pelo por ele após atividade física extenuante, que pode, inclusive, interferir negativamente caso liberado em altas quantidades devido ao excesso irregular de atividade.

Escolha inadequada dos exercícios

Existem diversos tipos de exercícios físicos que podem ser realizados para cada grupo muscular. No entanto, existem vários estudos que comprovam que os melhores resultados são obtidos nos treinamentos através exercícios compostos, ou seja, aqueles que envolvem mais de um grupo muscular, como é o caso do supino, do agachamento e do levantamento terra.

Trocar de treino frequentemente

Outro erro muito comum entre as pessoas que malham é acreditar que, para obter melhores resultados, é necessário trocar de treino frequentemente. No entanto, se você e seu instrutor montaram um treino adequado, com exercícios compostos, e você seguir à risca tais instruções, não haverá necessidade de trocar de treino com frequência, pois aquele que foi produzido para você baseado em suas necessidades, propósitos e condições específicas, será suficiente para alcançar os ganhos musculares desejados.

Dieta inadequada

Esse é, sem dúvida, o erro mais cometido pelos frequentadores de academias. Você já deve ter ouvido aquela conversa do tipo “estou na academia há tantos anos, mas não tenho resultados satisfatórios”. Pois se essa pessoa estiver realmente falando a verdade, ela provavelmente não deu a devida importância para a sua alimentação.

Pensar dessa maneira é um grande equívoco, pois sem uma alimentação adequada não haverá resultados satisfatórios. Há especialistas que dizem que o ganho muscular é resultante, principalmente, do que acontece fora da academia, ou seja, da alimentação e do tempo de descanso dado a cada grupo muscular após o treino. Portanto, malhar se aliar-se à boa alimentação é perda de tempo.

E você, já cometeu alguns desses erros de treino? Ainda tem alguma dúvida sobre outros possíveis erros? Então deixe o seu comentário e participe da conversa.