5 dicas para se manter motivado na academia

Você se matriculou na academia e manteve a rotina de exercícios correta durante uma, duas, até três semanas. Depois disso, bateu aquela preguiça e você foi, aos poucos, abandonando a atividade física. Manter-se motivado na academia é um desafio, principalmente com a correria do dia a dia, não é mesmo?

Se isso já aconteceu com você, confira abaixo algumas dicas que vão te ajudar muito a continuar treinando regularmente e a atingir os resultados que você deseja. Acompanhe!

1. Acompanhe as mudanças no seu corpo

Tire suas medidas e se pese mensalmente. Ao comparar um mês e outro, você consegue perceber sua evolução e fica ainda mais motivado para melhorar mês a mês sem desistir.

Como nos olhamos no espelho regularmente, as mudanças acabam passando despercebido. No entanto, elas aparecerão assim que você subir na balança. 

Outra maneira de conseguir medir seu progresso é por meio de registros fotográficos: fica ainda mais fácil de perceber as mudanças quando você compara uma foto atual com a de dois ou três meses atrás. Experimente fazer esse registro usando sempre as mesmas roupas para perceber como elas vestem seu corpo mês após mês.

2. Tenha objetivos

Essa dica e a primeira estão relacionadas. Ao se observar no espelho, tirar suas medidas e se pesar, avalie quais são seus objetivos. Seja ganhar mais massa muscular, perder peso ou até mantê-lo, definir o que você quer transformar em seu corpo vai te deixar mais motivado e focado para ir até a academia e trabalhar para alcançar o resultado.

3. Tenha prazer ao malhar

O seu pensamento pode transformar suas atividades em momentos de prazer ou um verdadeiro tédio. Quando você for para a academia, encare o treino de forma positiva, pois você está se exercitando pela sua saúde e — por que não? — pela estética.

Sentir prazer de ir malhar e encarar o exercício como um aliado e não como um monstro vai te ajudar a sair do sofá e correr atrás dos seus objetivos de uma maneira mais leve.

4. Coloque metas semanais

De acordo com sua disponibilidade, estabeleça metas de quantos dias por semana você irá e quanto tempo vai ficar na academia. Por exemplo, se você se propuser a fazer exercícios quatro vezes na semana durante 45 minutos, coloque um calendário em sua mesa de trabalho e risque os dias em que você cumprir essa meta.

Ao final da semana, mantenha a meta ou aumente-a conforme sua disponibilidade. Uma dica extra para cumprir esse objetivo é não colocar metas muito loucas: por exemplo, se você só tem meia hora por dia para treinar, não se desafie a fazer uma hora, já que você não vai conseguir e pode acabar se frustrando.

5. Faça uma boa playlist

Quer motivação maior do que ouvir suas músicas preferidas enquanto malha? Para se manter motivado na academia, faça uma playlist, coloque um fone de ouvido e concentre-se em seus exercícios. Você vai perceber que malhar curtindo um bom som vai mudar completamente sua energia durante o treino!

Se manter motivado na academia só depende de você. Organizar-se e definir objetivos para melhorar, manter a frequência de treinos e encarar tudo como um momento de diversão e autoaperfeiçoamento vai fazer você ficar sempre empolgado para o próximo treino e animado para conquistar seus objetivos.

E você, tem alguma técnica para não desanimar nos treinos? Deixe sua dica para nós aqui nos comentários!