5 dicas para quem faz dieta para ganhar massa muscular

Ir para a academia cerca de seis vezes por semana, cumprir o treino certinho e, mesmo assim, não conseguir ganhar a desejada massa muscular? O erro pode estar no seu prato — você, provavelmente, não está consumindo os alimentos corretos. Para a formação dos músculos, é preciso comer proteínas e carboidratos, além de deixar de lado as gorduras e frituras que não fazem bem à saúde e ao corpo. No post de hoje, confira nossas dicas para construir uma dieta para ganhar massa muscular. Continue a leitura!

Coma proteínas

Os alimentos ricos em proteínas são importantes para a força e ganho de massa muscular. Consumir a quantidade adequada é essencial — especialistas indicam de 1,5 a 2,2 g de proteína por quilo da pessoa, ou seja, um adulto de 60 kg deve consumir 90 g de proteína por dia.

A seguir, conheça alguns alimentos ricos em proteínas, e insira-os em seu cardápio!

Frango

Além de muitas proteínas, o frango tem pouca gordura. Por isso, seu consumo é muito indicado para o ganho de massa muscular.

Ovo

Principalmente a clara, pois é a parte do ovo que possui a proteína mais completa e melhor absorvida pelo organismo. Cada unidade contém cerca de 6 g de proteínas.

Queijo minas

Rico em proteína e com pouca gordura, é uma opção excelente para o café da manhã.

Carne vermelha

Muito rica em proteína, a carne vermelha traz cerca de 21 g de proteína a cada 100 g de carne. Entretanto, como muitos cortes costumam ter gordura saturada, o ideal é escolher os mais magros para sua dieta.

Salmão

O salmão, além da proteína, também é muito rico em ômega 3, que é uma gordura bastante saudável para o organismo.

Consuma carboidratos

Assim como as proteínas ajudam na formação dos músculos, os carboidratos são importantes para gerar energia para os treinos. Pães e massas são bastante ricos em carboidratos — mas prefira os integrais, que possuem baixo índice glicêmico e, assim, são absorvidos mais lentamente pelo organismo, mantendo a energia e a saciedade por um período mais extenso.

Inclua saladas, frutas e legumes no cardápio

Apesar de, muitas vezes, serem esquecidos para uma dieta para ganhar massa muscular, as saladas, frutas e legumes são importantes fontes de vitaminas e nutrientes para o metabolismo e formação dos músculos. Além disso, são ricos em fibras, que são importantes para o bom funcionamento intestinal. Por isso, nem pense em pular esses alimentos!

Jamais treine sem comer

Treinar sem comer é um grande erro, pois a ausência de alimentação ocasiona falta de força para fazer os exercícios e pegar peso. Além disso, fazer atividades físicas sem comer faz com que o fígado use importantes proteínas musculares como fonte de energia e, com isso, você terá um treino sem bons resultados — e ainda perderá massa magra.

Se, para você, é complicado comer algo sólido antes do treino, algo bem comum para quem treina de manhã, opte por vitaminas de banana ou, até mesmo, por um suco de laranja. Tome um pouco da bebida antes de iniciar, e o restante durante o treino.

Pesquise suplementos para ganhar massa muscular

Os suplementos são bem conhecidos pelo pessoal que frequenta academias — com fama de ajudar a ganhar massa muscular, são usados por grande número de pessoas. Esses produtos podem, sim, ajudar.

Porém, é muito importante que eles sejam recomendados e que seu uso seja acompanhado por um nutricionista, nutrólogo ou endocrinologista, profissionais que possuem conhecimento para informar qual é a melhor opção para cada pessoa e objetivo, além de recomendar a quantidade e frequência que deverá ser ingerido.

Agora, você está pronto para montar sua dieta para ganhar massa muscular com eficiência e saúde! Gostou das nossas dicas? Tem outras dúvidas ou sugestões sobre o assunto? Deixe seu comentário e conte pra gente!