5 dicas para os vegetarianos manterem os nutrientes em dia!

Existem vários motivos que levam uma pessoa a adotar o vegetarianismo como estilo de vida: enquanto alguns indivíduos não toleram bem o sabor e a digestão de carnes, outros simplesmente acreditam que não existe necessidade de sacrificar animais para poder se alimentar de maneira saudável.

Independentemente do motivo que leva uma pessoa a adotar esse estilo de vida, alguns cuidados com a alimentação são considerados essenciais para que mantenham sua saúde e ingestão de nutrientes em dia, já que com a exclusão da carne o consumo de algumas vitaminas e minerais podem ficar prejudicados.

No artigo de hoje separamos 5 dicas para você garantir a prática do vegetarianismo sem ter que se preocupar com as deficiências nutricionais. Confira quais são elas!

Valorizar o consumo de proteína de origem vegetal

A principal característica da dieta de um vegetariano é a redução da ingestão de proteína de origem animal, situação que influencia na oferta proteica diária para o nosso organismo. Para repor essa deficiência, os vegetarianos devem estar sempre atentos a ingestão de alimentos que são ricos em proteínas de origem vegetal, como o feijão, a ervilha, a soja, a lentilha e algumas oleaginosas.

Esses produtos devem fazer parte da alimentação diária do vegetariano para garantir o fornecimento proteico correto para esses indivíduos. O vegetariano que ainda mantém o hábito de consumir leite, ovos e laticínios também pode contar com a ajuda deles para repor a sua ingestão diária de proteínas.

Fique atento a alimentos que são fonte de ferro e cálcio

Assim como a ingestão de proteína, o consumo de ferro e cálcio nos vegetarianos também merece bastante atenção, já que esses dois nutrientes são encontrados em abundância em produtos animais. Ao se consumir vegetais verde-escuro, beterraba, soja e feijão, entretanto, é possível repor de maneira adequada a ingestão desses nutrientes. O consumo de laticínios e de ovos também pode ajudar a garantir o consumo correto desses dois minerais essenciais para a nossa saúde.

Veganos devem suplementar vitamina B12

A vitamina B12 é um nutriente essencial para a nossa saúde disponível somente em produtos de origem animal, por esse motivo eles merecem muita atenção. Enquanto os indivíduos que consomem leite, ovos e laticínios conseguem garantir a ingestão adequada desse nutriente, os veganos devem entender a importância de suplementar regularmente a sua alimentação com doses de vitamina B12 para garantir seu aporte diário adequado. Por esse motivo, se você não consome nenhum tipo de produto animal, nunca deixe de lado a importância da suplementação desse nutriente.

Cuidado com o excesso de ingestão de gordura

Aumentar o consumo de gorduras e frituras é uma falha muito comum encontrada na alimentação dos vegetarianos, já que produtos como batatas fritas e outros vegetais refogados ou preparados no óleo ou azeite, ajudam a aumentar a sensação de saciedade durante uma refeição.

Apesar desses produtos serem considerados opções vegetarianas para compor seu cardápio, é preciso ficar atento com a qualidade das suas refeições, não permitindo que frituras e gorduras dominem boa parte da sua rotina alimentar, prejudicando a sua saúde cardiovascular. Não se esqueça que o equilíbrio nutricional também deve ser respeitado pelo vegetariano. Por esse motivo, em caso de dúvidas, nunca deixe de consultar um nutricionista.

Conte com a ajuda da suplementação quando necessário

Apesar de ser um estilo de vida considerado saudável, o vegetarianismo, quando não praticado de maneira equilibrada e controlada, pode resultar em deficiências nutricionais que prejudicam a nossa saúde. Para evitar maiores problemas com a queda da ingestão de nutrientes como o ferro, o cálcio e a vitamina B12, o vegetariano pode sempre contar com a ajuda de suplementos vitamínicos, que repõem de maneira saudável a ingestão desses compostos essenciais. Uma ótima opção de polivitamínico para ajudar a equilibrar a sua alimentação vegetariana pode ser encontrado aqui. Consulte seu nutricionista e saiba como usufruir dos benefícios desse produto na sua dieta!

A prática da alimentação vegetariana é uma ótima alternativa para quem quer aumentar a qualidade de vida e reduzir o consumo de produtos de origem animal, desde que ela seja realizada de maneira equilibrada e consciente.

Você é um vegetariano? Como faz para se manter saudável diariamente? Compartilhe suas experiências conosco!