5 dicas de como ganhar massa com saúde

Muito se fala sobre a luta de homens e mulheres para emagrecer, mas já pensou em quantas pessoas sonham em engordar? A batalha contra a balança definitivamente não se restringe a eliminar alguns quilinhos. Na verdade, há quem deseje fazer os ponteiros subirem.

Existem várias maneiras para engordar, mas, erroneamente, o recurso mais utilizado é comer mais e malhar menos. Esse é um erro! Ao aumentar o consumo calórico e diminuir a prática de exercícios, você pode até ganhar peso, mas também ganha gordura, perde massa magra, sofre prejuízos no condicionamento físico e na qualidade de vida.

Se você deseja engordar sem comprometer a sua saúde, que tal conferir as nossas dicas para ganhar peso e não prejudicar o seu bem-estar? Vem com a gente!

Faça uma dieta acompanhada por especialistas

Antes de começar sua maratona para engordar, visite um bom nutricionista, nutrólogo ou endocrinologista. Esses especialistas vão identificar as razões pelas quais a pessoa não engorda: genética, distância muito longa entre as refeições, consumo de alimentos ruins, excesso de atividades físicas sem alimentação adequada, déficit de energia, doenças sistêmicas, desequilíbrios hormonais ou até mesmo transtornos alimentares, como por exemplo, a anorexia nervosa. Com base no diagnóstico, poderá ser elaborada uma dieta adequada, com a suplementação ideal e teor calórico apropriado para o ganho de peso sem a perda da saúde.

Coma alimentos saudáveis

Não é porque você pretende engordar que vai se entupir de sorvete, batata frita e hambúrguer, entendido? Para ganhar peso com saúde é necessário apostar em cardápios nutritivos, saudáveis e balanceados. Sua alimentação deve incluir os macronutrientes: carboidrato, gordura e proteína. Além disso, alimentos vegetais e integrais devem estar presentes em abundância na dieta de engorda.

Pratique exercícios físicos para o ganho de massa

Quando se trata de engordar com saúde, é indispensável praticar exercícios físicos regularmente, de preferência, musculação, para que você ganhe peso e massa muscular sem ganhar barriga. Exercite-se por uma hora diariamente, mas dê o devido descanso para os músculos, evitando sobrecargas.  No caso das mulheres, a rotina de atividades físicas é ainda mais importante durante o processo de engorda, caso contrário, a gordura irá se acumular não só no abdômen, como também nos braços, pernas e bumbum.

Use vitaminas e suplementos

Outra estratégia eficiente para engordar sem perder a saúde é investir em suplementos alimentares, a exemplo do tradicional Whey Protein. Esses produtos são ricos em proteínas essenciais para a construção, fortalecimento e aumento dos músculos, além de melhorarem a performance nos treinos. E para se manter plenamente saudável, não abra mão também das vitaminas.

Não tenha pressa

Engordar com saúde não é tão fácil quanto parece. Tenha paciência! Costuma ser difícil ganhar alguns quilos quando a pessoa tem tendência natural para ficar magra. Ainda assim, persista! Com o tempo os resultados vão aparecer, só não adote medidas radicais como tomar hormônios e medicamentos com corticoide.

E aí, você gostou das nossas dicas de como engordar com saúde? Vai adotá-las para ganhar alguns quilos? Quanto você pretende engordar? Compartilhe suas dúvidas e experiências nos comentários. Até a próxima e continue de olho nas novidades do nosso blog.