5 cuidados com a ingestão de suplementos alimentares

Quem pratica qualquer tipo de atividade física sabe que não dá para melhorar o desempenho apenas com a alimentação. Os suplementos alimentares nos ajudam a turbinar a performance e aumentar os resultados que o esporte promove. Mas é preciso ter cuidado, pois existem muitas dúvidas e muitos perigos em relação ao seu uso. Usado de forma inadequada, eles podem ser um risco ao coração, rins e fígado. E para que você passe longe do mau uso deles, listamos 4 no post de hoje cuidados que você precisa tomar com o uso desses suplementos. Acompanhe!

Você precisa usar suplementos?

Como o próprio nome diz, os suplementos servem para complementar algumas substancias ou nutrientes que, certamente, não iriamos conseguir somente com a dieta. Entretanto, muitas pessoas que fazem uso deles não conseguem obter o resultado desejado, pois não entendem a real funcionalidade de estar ingerindo esses produtos. Possivelmente, ela começou o uso por indicação de um amigo ou uma superficial pesquisa na internet e que, certamente, não foi instruída por um profissional adequado.

Para ter melhores resultados, os suplementos devem ser indicados por um nutricionista ou médico, variando de acordo com as necessidades individuais de cada pessoa. Um vegetariano, por exemplo, pode precisar tomar whey protein para complementar a falta de proteína devido a sua dieta. Por isso, busque sempre a orientação de um profissional.

Fique longe dos termogênicos caso tenho problema cardíaco

Esses produtos são usados principalmente por aqueles que querem perder gordura rapidamente. Os termogênicos ajudam na aceleração do metabolismo, aumentando assim a temperatura corpórea e favorecendo a queima de gordura. É preciso seguir a recomendação médica para o uso adequado deles. Caso não seja obedecido, sua ingestão pode causar insônia, enjoo, agressividade, arritmia cardíaca e agitação, além de outras ainda mais graves caso o sujeito possua algum problema de coração.

Não tome mais que o necessário

A pessoa acaba de fazer a matrícula na academia, ainda não sabe fazer a execução correta de um supino, mas já quer tomar a mesma dose de suplemento do cara ao lado. O excesso de suplemento também faz mal ao organismo. Em todas as embalagens vem a descrição de como deve ser a ingestão do suplemento de acordo peso, tamanho e propósitos. Caso o indivíduo queira uma dosagem maior, por entender que isso o fará ter ganhos mais rápidos, o melhor é procurar novamente o nutricionista que te indicou o uso inicial dele.

Whey protein, aminoácidos, creatina, carboidratos e até as vitaminas, se usadas em excesso, podem ser prejudiciais ao organismo. Seu uso irregular pode levar a pessoa a ter pressão alta, arritmia, problemas renais e no fígado, sonolência, acnes, entre outros. Portanto, seja cuidadoso e respeite a dosagem indicada.

Pesquisa de preços

Infelizmente, os preços dos melhores suplementos são bastante elevados. Por isso, para não jogar dinheiro fora, pesquise bastante! Hoje em dia, vale muito a compra de suplementos através de sites especializados na internet. A economia, se comparado com a loja física, pode chegar a 50% ou mais, em alguns produtos. Aqui na nossa loja você encontra os suplementos com o melhor custo x benefício do mercado!

Outro detalhe importante e que você leve em consideração seus objetivos a curto, médio e longo prazo. Como o mesmo produto pode ser encontrado em embalagens com pesos e quantidades diferentes, poderá ter momentos que levar um pote maior será mais econômico, por exemplo.

Suplemento não substitui refeição

Isso nunca deve acontecer! Muitas pessoas, equivocadamente, por pressa em perder peso ou por achar mais que isso trará melhores resultados, acabam fazendo a opção de substituir a refeição pelo suplemento. A quantidade de vitaminas, minerais e nutrientes que temos em uma refeição completa não será a mesma do que em uma shake ou uma barra proteica, por exemplo. Além disso, existem os micronutrientes como o alfacaroteno, antocianinas e as betalaínas que são encontrados somente em alimentos naturais. O suplemento só complementa, não substitui.

Siga essas dicas e não terá nenhum problema ao usar suplementos. Curta nossa página no Facebook e deixe seu comentário contando se você já teve algum tipo de problema com suplementos. Dúvidas e questionamentos também são bem-vindos!