5 alimentos termogênicos que realmente funcionam

Todo mundo sabe que um plano alimentar adequado é essencial para manter uma boa saúde e conquistar um corpo bonito. No entanto, além disso, é preciso saber que algumas opções podem ajudar ainda mais nessa tarefa. É nesse contexto que conhecer os alimentos termogênicos que realmente funcionam é fundamental.  

Uma vez que os alimentos termogênicos gastam mais energia do corpo para serem consumidos, eles aumentam nossa temperatura corporal (contribuindo para a perda de gordura), aceleram o metabolismo, colaboram com a perda de peso e, de quebra, ainda aumentam a sensação de bem-estar. Como se isso não bastasse, ainda são gostosos, fáceis de achar e podem ser muito baratos.

Confira a lista que preparamos a seguir e descubra algumas alternativas para queimar mais calorias:

1. Café

O café pode ser um poderoso aliado para quem deseja perder peso mais rápido e de forma saudável. Em grande parte, isso se deve por conta de uma substância presente nessa bebida: a cafeína. Seu uso é muito antigo em diversas civilizações, pois ela é um poderoso estimulante do sistema nervoso.

Entre seus principais efeitos, podemos destacar o aumento do metabolismo e seu poder diurético, que é muito bom para pessoas que têm retenção de líquido e ficam com aquele indesejado aspecto inchado. Além disso, estudos mostram que a cafeína também estimula o consumo dos lipídeos estocados, emagrecendo ainda mais.

Mas, lembre-se, o ideal é que o café seja consumido sem a adição de açúcar!

2. Canela

A canela é uma especiaria utilizada desde a antiguidade e possui um conjunto de substâncias que oferecem benefícios para o nosso organismo. Ela é também um dos mais saborosos e poderosos alimentos termogênicos do mercado. Sua grande vantagem é que ela combina com os mais variados alimentos, como frutas, sobremesas, chás, café e até alguns pratos salgados.

Entre os seus efeitos, está o controle da liberação de glicose no sangue, que diminui o risco de diabetes, por exemplo. Além disso, os minerais presentes na canela, como o cálcio, contribuem para a redução do percentual de gordura corporal.

3. Pimenta vermelha

As pimentas são utilizadas em diversos tipos de culinária e ninguém discute o seu forte poder termogênico — pois ele é facilmente notável após o seu consumo. Entre as variantes do alimento, a pimenta vermelha é a que parece trazer ainda mais resultados em termos de perda de gordura corporal.

Esse alimento tem um grande teor de vitaminas, sais minerais e outros compostos, mas a substância que nos interessa aqui é a capsaicina, que favorece a lipólise, acelera o metabolismo e também age como um agente vasodilatador.

4. Chá verde

O chá verde entrou na moda entre os praticantes de atividade física nos últimos anos. Derivado de uma planta chamada Camellia senensis, que também é a matéria prima do chá branco e do chá preto, essa bebida é uma poderosa arma para quem deseja perder alguns quilos.

Seus efeitos relacionados com a termogênese se devem, sobretudo, a uma substância chamada epigalocatequina, que acelera o metabolismo e aumenta os níveis de diurese, reduzindo a retenção hídrica.

5. Gengibre

O gengibre é uma raiz utilizada como especiaria em diversas culturas, e possui uma verdadeira lista de benefícios. Entre os principais, está o combate a enxaquecas, cólicas e doenças crônicas.

Como alimento termogênico, sua ação se dá principalmente pelo estímulo à produção endógena de catecolaminas, que estimulam a lipólise e diminuem a absorção de gorduras pelo organismo.

Esses são alguns dos melhores alimentos termogênicos para quem deseja perder peso de forma saudável!

Gostou do conteúdo? Então curta nossa página no Facebook e fique por dentro de outros artigos como este!