5 alimentos para potencializar o seu treino

Uma dieta balanceada e atividades físicas devem sempre andar juntas, afinal os nutrientes fornecidos pelos alimentos corretos são responsáveis por melhorar a performance do praticante, além de proteger sua saúde e recuperar suas reservas energéticas após um longo exercício. Mas quais são os alimentos essenciais para potencializar o treino de um praticante regular ou de ponta? No texto de hoje vamos lhe apresentar cinco opções de alimentos que são indispensáveis para o seu treino!

Carboidratos

Não existe treino sem a ingestão de carboidratos. Eles são os principais fornecedores de energia da alimentação para o nosso organismo, afinal são os alimentos mais ricos em glicose encontrados na natureza. O atleta deve saber escolher bem seus carboidratos, já que existem muitas ofertas de produtos que podem não ser tão interessantes para os praticantes de atividade física. As melhores opções são sempre os carboidratos integrais como os pães, macarrão e o arroz, e algumas opções de raízes e cereais como a batata, a mandioca e a aveia. Carboidratos devem ser consumidos antes e após a atividade física.

Frutas cítricas

As frutas também são excelentes fontes de energia para praticantes de atividades físicas, afinal são ricas em frutose, que é o açúcar encontrado nestes alimentos. Mas não é por causa de sua concentração de carboidratos que as frutas cítricas são alimentos importantes para potencializar um treino: elas possuem grandes porções de vitamina C, que são antioxidantes naturais da nossa alimentação, capazes de combater a ação de radicais livres produzidos durante a atividade física. Como os radicais livres podem aumentar o risco de lesão muscular, a ingestão de antioxidantes é essencial para indivíduos que praticam treinos regulares e longos, evitando desconfortos e se machucar.

Isotônicos

Isotônicos são bebidas ricas em vitaminas, minerais e carboidratos, que ajudam o indivíduo que praticou a atividade física a recuperar tudo o que foi perdido no suor durante o exercício. É natural que o praticante perca uma grande concentração de eletrólitos e energia no suor durante o treino, mas isto deve ser reposto durante a prática (se ela durar mais que duas horas) ou após o exercício para que o corpo não sofra com a falta destes nutrientes. Isotônicos industrializados (como as bebidas energéticas encontradas no mercado) são boas opções de reposição destes eletrólitos, assim como a ingestão de água de coco, que é um isotônico natural.

Carnes magras

Um praticante de atividade física não vive bem sem a ingestão adequada de proteínas, já que elas são responsáveis por ajudar o organismo a recuperar as perdas musculares que são naturais em um exercício de grande intensidade. O tipo de proteína ideal para consumo é aquela que tem baixo teor de gorduras e carboidratos e alta concentração de fibras proteicas. Portanto, as carnes magras, como o peito de frango e o filé de peixe, são excelentes opções para o praticante de atividade física. As proteínas devem ser ingeridas sempre no pós-treino, não somente porque este é o momento em que o organismo precisa receber este substrato para recuperação muscular, mas também porque a digestão da proteína é mais lenta, e pode prejudicar a prática do exercício se consumida antes do treino.

Lácteos desnatados

Outra boa opção de alimento para potencializar seu treino (mais especificamente seu pós treino) são os produtos lácteos com baixo teor de gordura. O leite, o iogurte e os queijos são ótimas fontes de proteína de absorção mais rápida, especialmente se apresentarem baixo teor de gordura em sua composição, e podem ajudar a recuperar as perdas proteicas naturais durante o treino.

A ingestão adequada destes alimentos deve ser orientada por um nutricionista, para que você possa usufruir ao máximo dos benefícios destes produtos para potencializar seu treino. Você já faz uso de algum destes alimentos regularmente na sua rotina de atividades físicas? Deixe seu comentário sobre este assunto!