4 motivos pelos quais você deve sim ingerir carboidratos na dieta

Os carboidratos, quase sempre, são vistos como vilões da saúde e da boa forma. Essa visão errônea faz com que eles sejam deixados de lado em muitas dietas e formas de alimentação. O grande problema é que ter os carboidratos na dieta é essencial para a manutenção da saúde e do bem-estar. São eles que nos dão a energia necessária para executar as tarefas do dia a dia, praticar exercícios físicos e, até mesmo, para as horas de lazer.

Se você não conhece a relevância desses componentes para o seu organismo ou ainda não está convencido do seu valor nutricional, saiba agora as fontes, os benefícios e quatro bons motivos pelos quais você deve, sim, inserir carboidratos na sua dieta.

Benefícios dos carboidratos complexos

Os carboidratos são divididos em simples e complexos. A diferença entre eles é a velocidade do processo de digestão. Os carboidratos compostos por terem uma digestão mais lenta podem auxiliar tanto na saciedade do indivíduo, quanto na manutenção da glicemia, uma vez que são injetados no organismo de forma lenta e gradual.

Fontes de carboidratos

Algumas fontes de carboidratos essenciais para a saúde são: batatas, arroz, mandioca, batata-doce, pães (integrais ou não), cereais, aveia, biscoitos, massas, mel, açúcar, legumes, frutas e verduras. Para ingerir esses carboidratos vale a pena prestar atenção e buscar os mais saudáveis.

É importante lembrar que ingerir carboidratos na dieta pode trazer benefícios para a sua saúde, mas não se deve exagerar. Nada em excesso faz bem! Por isso, mantenha o consumo de carboidratos entre 40% e 60% da sua alimentação diária. Só não deixe esse importante elemento fora da sua dieta!

Confira, a seguir, os motivos que fazem os profissionais de nutrição recomendarem o consumo diário de carboidratos:

Evitar a fadiga e o cansaço excessivos

Os carboidratos na dieta são importantes para repor as energias gastas pelo organismo durante o desempenho das atividades diárias. Com o consumo sendo realizado de forma correta, uma das principais vantagens desse componente é evitar o cansaço e a fadiga excessiva. Pessoas que apresentam fadiga extrema, muitas vezes estão com baixo índice de carboidratos na dieta.

Controle da diabetes

Apesar dos carboidratos simples não serem recomendados na dieta dos diabéticos, por conta do alto índice glicêmico, os carboidratos complexos podem ser consumidos, pois proporcionam uma absorção mais lenta pelo organismo. Uma vez que esse tipo de nutriente compõem a maior parte da nossa fonte de energia, a alternativa dos carboidratos complexos se torna bastante relevante para as pessoas que precisam conviver com a diabetes.

Conter a perda de massa muscular

Para ganhar massa muscular é necessário a ingestão de uma dose alta de carboidratos antes dos treinos para ter energia e, no pós-treino, uma dose alta de proteínas para a recomposição muscular, bem como uma dose menor de carboidratos para a manutenção e reposição do que foi perdido durante o treino.

Se não há carboidratos na dieta do indivíduo, todo esse processo será em vão e, ainda, pode trazer problemas de saúde futuros. Então, para evitar a perda de massa muscular, é necessário inserir a quantidade certa de carboidratos na sua dieta.

Ajudar na manutenção do processo de emagrecimento

Se você quer perder peso de forma saudável e efetiva, não exclua os carboidratos de sua dieta. Após um período excessivo de falta desses nutrientes, o sistema nervoso central começa a enviar alertas para o organismo de que algo está fora do normal. Isso pode acarretar um aumento da retenção de outros tipos de açúcar, o que, entre diversos problemas, atrapalha o emagrecimento. Ao consumir carboidratos de maneira correta, há uma manutenção natural no processo de emagrecimento.

Agora que você conhece a ação e os benefícios dos carboidratos na dieta, que tal descobrir também como manter o peso e evitar o tão temido efeito sanfona? Basta clicar aqui, para ficar bem informado(a) sobre o assunto!