4 dicas para você acertar na dosagem e horários da suplementação

Você já deve saber quais são os principais suplementos alimentares que deve ingerir para ter o corpo que deseja com saúde. Porém, é comum se perder na dosagem e horários da suplementação, que podem ser muitos. Um deve ser tomado quando acorda, outro quando vai dormir, aquele é para logo depois do treino, e assim por diante.

Para ter os resultados desejados com o seu treino usando os suplementos é necessário que o consumo deles seja feito da forma correta ou tudo será apenas um gasto de tempo e de dinheiro e você se sentirá frustrado. Veja abaixo qual é a forma correta de ingeri-los.

Dosagem e horários da suplementação para você não se perder

BCAA

Melhor momento para consumir: imediatamente antes e depois dos treinos.

Esse é um dos suplementos mais conhecidos já que a indicação dele já acontece quando você está começando a sua vida nas academias. O BCAA é um conjunto de 3 aminoácidos essenciais (não são produzidos pelo corpo humano): L-Valina, L-Leucina e L-Isoleucina.

O BCAA é um dos suplementos que são de rápida absorção pois aumenta a produção de insulina, um hormônio anabólico que ajuda na entrada de nutrientes na célula, dentre eles os aminoácidos. O grande objetivo desse suplemento é recuperar as lesões da fibra muscular causadas durante os treinos. Além disso, a presença desse suplemento evita que o organismo consuma massa muscular para usar como fonte de energia.

Creatina

Melhor momento para consumir: pós-treino com maltodextrina e Whey Protein

A creatina é constituída por 3 aminoácidos: glicina, arginina e metionina. Esses aminácidos são produzidos pelo nosso organismo, mas para quem está treinando, o suplemento é necessário caso não seja realizada uma alimentação adequada. O difícil é manter essa dieta: para produzir a dose recomendada por dia de creatina, 5 gramas, é necessário 1 kg de carne.

É importante lembrar que a creatina não faz efeito imediato, não é como a cafeína, por exemplo. Ela possui efeito cumulativo. Portanto, não se esqueça de consumir a sua dose de 5 gramas todos os dias acompanhada de carboidratos para melhor absorção.

Whey Protein

Melhor momento para consumir: imediatamente após o treino.

Um suplemento bastante conhecido, se não o mais. Ele é feito a partir do soro do leite e é uma proteína de rápida absorção. Deve ser ingerida no momento descrito porque é quando o músculo se encontra numa situação crítica.

Muitas fibras foram lesionadas durante o treino (esse é o objetivo) e agora o corpo está ávido por aminácidos para fazer o reparo muscular e formar novas fibras. O Whey consegue fornecer um dos grupos de aminácidos necessários para isso.

Albumina

Melhor momento para consumir: imediatamente antes de dormir e quando acordar.

A albumina funciona mais como um suplemento de manutenção. Ela ajuda a manter a massa muscular que você conquistou. É uma proteína de absorção lenta, portanto, é excelente para quando passamos muitas horas sem nos alimentar como, por exemplo, durante o sono. Basta consumir 1 ou 2 colheres de sopa por dia.

Entendendo como os suplementos funcionam fica mais fácil utilizá-los corretamente. É comum que a dosagem e horários da suplementação acompanhem os rótulos das embalagens, por onde você pode se guiar. Mas é sempre bom conhecer um pouco mais a fundo sobre o assunto.

Você toma os seus suplementos na hora certa e da forma correta? Conte pra gente quais foram os seus resultados!