4 benefícios de uma alimentação rica em Ômega 3

A ciência costuma não ser muito direta e, vez por outra, ainda se contradiz quanto aos benefícios que um ou outro alimento nos traz. Às vezes, os vilões da saúde de ontem aparecem como salvadores da pátria hoje e por outras, lanchinhos que pareciam inocentes escondem uma verdadeira bomba para o organismo. Mas há algum tempo todos os estudos realizados apontam sem nenhuma dúvida um nutriente como um dos maiores, senão o maior aliado de uma boa saúde: o ômega 3. Ele é basicamente uma gordura poliinsaturada, encontrada especialmente em peixes oleaginosos, como o salmão, a sardinha e algumas sementes, como castanhas e linhaça.

Como o ômega 3 não é produzido pelo corpo, para fazer uso de seus inúmeros benefícios, você precisa consumi-lo na dieta alimentar regularmente. Vamos listar aqui os principais benefícios gerais que ele traz para o organismo:

Reduz o colesterol ruim e protege o coração

Diversos estudos, especialmente nos últimos anos, vêm apontando de forma inequívoca o ômega 3 como o melhor amigo do coração e dos vasos sanguíneos. Sua gordura, além de não trazer malefícios, contribui para abaixar o nível do colesterol ruim, o chamado colesterol LDL. As gorduras monoinsaturadas previnem o desenvolvimento das placas nas artérias coronárias e também auxiliam a retirar o colesterol dali, o levando de volta ao fígado. Dessa forma, o ômega 3 contribui para evitar a formação de placas que entopem os vasos e de trombos, prevenindo o acontecimento de infartos, embolias, trombose, AVCs e qualquer doença relacionada à má condição geral dos vasos.

É um poderoso antioxidante

Radicais livres são como uma sobra do metabolismo do oxigênio, que se tornam grandes inimigos da saúde e passam destruindo os tecidos em que entram em contato, favorecendo o envelhecimento precoce e o desenvolvimento de diversas doenças. Os antioxidantes são os responsáveis por combater esses vilões, tornando-os inofensivos para a saúde. O ômega 3 é um dos mais potentes antioxidantes conhecidos e atua protegendo o organismo dos efeitos danosos dos radicais livres.

Auxilia no emagrecimento

O ômega 3 auxilia o controle da produção de insulina, o hormônio responsável por manter os níveis de glicose no sangue controlados, nem muito altos nem muito baixos. Quando ingerimos muito carboidrato, os níveis de insulina aumentam. Quando esses carboidratos vêm de açúcares e alimentos processados, podem desregular esse processo, causando muitos problemas, como picos de glicose ou ausência de um valor mínimo no sangue. Isso pode levar, com o tempo, a quadros de diabetes ou de resistência à insulina.

Além disso, o ômega 3 apresenta outra formidável função: regular a os níveis de leptina. A leptina é um hormônio produzido pelas células de gordura, chamadas adipócitos. Em pessoas obesas, esses níveis se apresentam desregulados, causando maior fome. Manter níveis ideais ajuda no controle do apetite, reduzindo a fome e controlando mais facilmente o peso.

É fácil de consumir: suplemente!

Se seu tempo é curto ou você não é fã de peixes e sementes, há uma alternativa econômica e rápida: a suplementação. Vindo em cápsulas, numa quantidade ideal, usar o ômega 3 como suplemento pode ser a solução para você conseguir todos esses benefícios propostos sem grande trabalho ou grandes problemas. Além disso, você dispensa o trabalho de cozinhar. Se você é uma pessoa moderna e quer praticidade, essa é sua escolha ideal!

Como você pôde ver, o Omega 3 traz benefícios que você não pode abrir mão, se quer uma vida saudável e um corpo bonito. Suas propriedades são únicas e há várias formas de trazê-las para sua dieta.

Com a opção de usar como suplemento, não há nenhuma desculpa para que você não se valha dessa maravilha. Não perca mais tempo, veja qual a melhor maneira de você ingerir esse incrível nutriente e comece logo: seu corpo agradece!

Você já conhecia todos esses benefícios que o ômega 3 proporciona ao corpo? Tem costume de ingerir esse potente alimento? De que forma? Conte pra gente nos comentários abaixo!