3 mitos sobre suplementos alimentares para você ficar atento

Uma dúvida que sempre surge na vida de quem faz academia e busca uma vida saudável é relacionada ao uso de suplementos alimentares. Afinal, eles servem somente para ganhar massa muscular? Quais são os reais benefícios? E, no meio de tudo isso, surgem muitas informações falsas sobre o assunto.

Pensando nisso, selecionamos os 3 principais mitos sobre suplementos alimentares para te ajudar a esclarecer algumas dessas questões. Confira!

Mito 1: suplementos são o único jeito de desenvolver músculos

Ingerir suplementos alimentares pode realmente ajudar quem quer ter corpo bem torneado, mas não é a única forma de fazer isso acontecer.

Em geral, para desenvolver músculos, usa-se suplementos proteicos, que ajudam a ganhar massa magra. Isso porque eles ajudam a “construir” os tecidos musculares e auxiliam na recuperação pós-treino. Assim, os resultados são obtidos mais rapidamente.

Mas esse não é o único caminho. É possível obter o mesmo desempenho apenas com alimentação, embora leve mais tempo. Independente do uso ou não de suplementos, o que realmente faz com que os músculos fiquem hipertrofiados é o treino consistente, somado a hábitos saudáveis e refeições realmente nutritivas.

Mito 2: suplementos contêm esteroides

Suplementos alimentares e anabolizantes são produtos bem diferentes, tanto em fórmula quanto em efeitos no corpo. Os esteroides são hormônios sintéticos, geralmente injetáveis e ilegais. Já os suplementos são feitos a partir de alimentos e são indicados para complementar a nutrição.

Apesar de ajudar a aumentar o desempenho na academia, os suplementos alimentares não apresentam os mesmos efeitos de “bomba” dos anabolizantes e, claro, não têm as mesmas consequências para a saúde. Hormônios sintéticos podem causar problemas sérios e não valem os riscos.

Mito 3: suplemento substitui alimentação

Os suplementos alimentares, apesar de darem uma força na nutrição, não são a mesma coisa que shakes ou sucos que substituem refeições. Por isso, não importa qual produto seja usado, uma boa alimentação é essencial.

Isso vale também para quem usa termogênicos para emagrecer. Não adianta treinar e fazer uso de suplementos se a alimentação é pobre. Substituir refeições então, é uma péssima ideia.

Esses produtos são feitos para auxiliar o desenvolvimento, e não contêm a quantidade necessária de nutrientes que nosso corpo precisa. Com o tempo, isso pode acarretar sérios problemas de saúde.

Orientação profissional é essencial

Existem muitos tipos de suplementos alimentares e muitos produtos usados para emagrecer. Uma conversa honesta com seu médico ou nutricionista sobre esses suplementos pode ajudar você a atingir o seu objetivo muito mais rápido.

Pesquise e se informe sobre os produtos disponíveis no mercado, mas jamais dispense a ajuda de um profissional. Ele vai saber orientar sobre o seu metabolismo e poderá planejar uma rotina personalizada.

Muitas vezes, os mitos sobre suplementos alimentares são disseminados devido a falta de informação e orientação correta sobre o uso. Saber bem como funcionam esses suplementos te ajudará a não cair nos achismos sobre esses produtos.

Gostou do texto e das informações sobre suplementos alimentares? Então, assine nossa newsletter e receba muitas outras dicas sobre alimentação e vida saudável!