20 alimentos que te ajudarão a perder peso

Que atire a primeira pedra quem nunca passou por uma dieta da moda, mas depois percebeu que os quilos indesejáveis voltaram para o mesmo lugar. Essas dietas, embora produzam certo resultado durante um período, não costumam funcionar porque é improvável que alguém consiga passar o resto da vida com as mesmas refeições. É fácil perceber que a forma correta de reduzir seu peso é sempre ter uma alimentação variada, com os ingredientes que facilitarão seu objetivo.

O segredo para diminuir seu peso definitivamente é saber equilibrar o cardápio. Você sabia que alguns ingredientes ajudam a emagrecer? Hoje vamos indicar 20 alimentos que aceleram a perda de peso e podem ser misturados nas refeições do dia a dia.

O primeiro passo, como certamente você já ouviu falar, é buscar alimentos com poucas calorias. Mas há também alimentos com calorias negativas e outros que aumentam o metabolismo.

Rúcula

Dentre os alimentos com poucas calorias, começamos pela rúcula. Um pote pequeno cheio do vegetal tem cerca de 4 kcal. Podemos comparar, por exemplo, com uma lata de Coca-Cola, que tem 137 kcal. A rúcula também é rica em potássio e fibras, além de possuir as vitaminas A, C e K.

Chá e café

Uma xícara de chá preto, branco ou de ervas, além de não possuir calorias, aumenta o raciocínio, previne o câncer, reduz o colesterol e combate a osteoporose. A xícara de café também não possui calorias e previne doença de Parkinson, câncer e diabetes tipo dois. A cafeína ainda ajuda a perder peso, pois acelera o metabolismo e controla a fome. Mas lembre-se de que tanto o chá, quanto o café, somente não terão calorias se ingeridos sem açúcar.

Tomate

Rico em vitamina C, potássio e fibras, o tomate protege a pele contra os raios infravermelhos, reduz o colesterol e previne o câncer. A metade de um tomate possui cerca de 22 kcal.

Pimenta, gengibre e canela

Alguns alimentos produzem um gasto maior de energia durante a digestão. O processo acelera o metabolismo e ajuda a emagrecer. Alguns exemplos destes alimentos, conhecidos como termogênicos, são pimenta, gengibre e canela.

A pimenta pode ser misturada a outros alimentos, como o peixe. Já a canela pode ser colocada dentro do chá ou sobre frutas. Os termogênicos não devem ser usados em alta dosagem. Para alcançar a perda de peso, o ideal é o consumo diário e em pouca quantidade.

Calorias negativas

Além dos termogênicos, existem outros tipos de alimentos conhecidos por terem calorias negativas. Neste caso, a quantidade de calorias presente nesses alimentos é tão pequena que a energia gasta pelo organismo para realizar a digestão será maior do que a ingerida. Cenoura, espinafre, cebola, alface, couve-flor, pepino, repolho e berinjela são alguns exemplos.

Os alimentos que possuem calorias negativas devem ser parte do prato que iremos compor. Não é recomendável que eles sejam consumidos sem uma proteína ou um carboidrato. Algumas frutas também estão inseridas nesta classificação: goiaba, melão, tangerina, pêssego e melancia.

Agora que temos uma lista de alimentos que nos ajudam a emagrecer, que tal colocarmos a mão na massa e montarmos nossas refeições? Compartilhe suas combinações nos comentários abaixo e permita que outras pessoas experimentem sua sugestão. Assine nossa newsletter e não perca nossas próximas dicas!